30/04 - Dia do Ferroviário





No dia de hoje, 30/04, é comemorado o Dia do Ferroviário, trabalhador das estradas de ferro. A data foi fixada nesse dia, pois em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, a qual possuía mais de 14 quilômetros de trilhos e contou com a presença do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.


Às vezes, visto que a maioria das pessoas não tem contato com esse segmento histórico, torna-se difícil compreender a sua importância. Porém, é possível dizer, ao mesmo tempo, que os ferroviários foram essenciais ao progresso e à dinamização das estruturas urbanas do Brasil. As ferrovias eram, na época, o meio mais comum de transportar pessoas e cargas.


Para mais, cita-se que foi uma estrada de ferro, em 1930, que conduziu Getúlio Vargas até o Rio de Janeiro, onde se instaurou o golpe para depor o então presidente Washington Luís. Mas, cabe dizer que as ferrovias não acompanharam apenas esse movimento, e sim diversos outros acontecimentos históricos, sendo sempre imprescindíveis a todos eles.


Contudo, por volta de 1959, Juscelino Kubitschek comandaria a transformação dos modais de transporte existentes no Brasil. Foi implantado o rodoviarismo, o qual permanece até os dias atuais como um dos principais meios de transporte no país. Mesmo assim, é importantíssimo ter em mente que os ferroviários colaboraram, por muito tempo, com o desenvolvimento nacional.


Então, a Secretaria Municipal de Cultura, através desta publicação, intenta demonstrar o valor das ferrovias e dos ferroviários, deixando claro a importância de existir também um museu que preserva essa memória. No mais, a fim de propagar o valor desses conceitos, convidamos vocês, caso se interessem pelos registros da história ferroviária, a uma visita no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, quando esse estiver aberto para o público.