13/05 - Abolição da Escravatura



Hoje é 13 de maio de 2021. Nesta mesma data, em 1888, depois de seis dias de acalorados debates no Congresso Nacional, a lei de número 3.353, que declarou como extinta a escravidão, foi sancionada pela princesa Isabel, regente imperial do Brasil na época, visto que seu pai, o imperador dom Pedro II (1825-1891), estava em viagem ao exterior.

A princesa Isabel teve um papel importante nessa data ao sancionar a Lei Áurea, porém não se deve atribuir à sua figura uma glorificação exacerbada. A lei assinada pela regente foi, basicamente, uma derivação das pressões praticadas por escravizados e por importantes abolicionistas.

Faz-se necessário, portanto, destacar não apenas os ativistas negros José do Patrocínio, Luis Gama e André Rebouças, como também os escritores Machado de Assis e Aluísio Azevedo, os quais introduziram, seja através de artigos, contos e romances, seja através de manifestações na esfera pública institucionalizada, um conjunto de hábitos e pensamentos que culminaram na abolição por lei.


Hoje a escravidão está extinta, mas existem diversos resquícios oriundos dessa antiga e desumana estrutura. A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba denota a necessidade de lembrarmos e entendermos o movimento abolicionista e o movimento antirracista.

Publicação feita no dia 13/05/2021