Às 20h do próximo sábado (8), na Associação Cultural Nipo-brasileira de Araçatuba, o espetáculo “A Vela”, com Herson Capri e Leandro Luna, dá início às atividades do Festival de Teatro de Araçatuba (Festara). Todo o festival é gratuito e para as atrações em espaços fechados é necessária a retirada antecipada de ingressos na sala 12 do Multishop, em 6 e 7 de outubro, das 9h às 17h.
A peça de sábado conta a história de Gracindo. Prestes a se mudar, precisa empacotar suas coisas e acaba revirando seu passado enquanto a falta de luz o obriga a usar uma vela. Quem chega para ajudar nessa mudança é Cadú, ou melhor, Emma Bovary, seu filho drag queen que retorna para tentar as pazes com seu velho pai e entender o que fizera um homem tão culto agir de forma tão violenta. Mas Cadú ou Emma tem apenas até a vela se consumir para se resolver com seu pai em uma conversa.
O Festara chega a sua 18ª edição com o objetivo de trazer diversidade para as ruas e proporcionar o reencontro entre a arte e a cidade. Outra proposta é realizar um evento que seja amplo e democrático, ocupando também equipamentos distantes do Centro. Serão mais de trinta atrações, entre elas dezoito espetáculos, três shows de música e quatro atividades formativas.
Caique Teruel, presidente da Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba (Associata) e diretor geral do evento, destaca que “existe sempre uma grande expectativa da organização, dos artistas e do público em relação à edição anual do Festara e este ano ela se torna muito simbólica. Depois de dois anos sem a possibilidade do contato e da troca através da cultura, a expectativa se multiplica. O Festara, ao longo dos anos, se tornou o maior festival de artes cênicas de Araçatuba e região e a cada ano se estabelece como uma prioridade no calendário cultural da cidade”.