'PROJETO CONSERTÃO’ HOMENAGEIA CULTURA CAIPIRA NO ANIVERSÁRIO DE ARAÇATUBA



O evento foi destaque na programação dos 110 anos do município

Reunindo um público de cerca de 5 mil pessoas em Araçatuba, o ConSertão prestou uma homenagem aos compositores da música caipira, em sua última apresentação do ano.
No último domingo, dia 02 de dezembro, a Praça Getúlio Vargas ficou repleta de emoção e arte.

Os artistas Cláudio Lacerda, Lula Barbosa, João Paulo Amaral e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência de Luís Fernando Fischer Dutra, conduziram um espetáculo que foi embalado por canções conhecidas do público, como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Tristezas de Jeca”, de Angelino de Oliveira e “Chora Viola”, do compositor Tião Carreiro e Lourival dos Santos. Carreiro, inclusive, teve grande ligação com Araçatuba, cidade em que passou sua infância e teve os primeiros contatos com o mundo musical.
O repertório recheado de emoção e história tocou o coração do público que assistia ao show.


O ConSertão, concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música caipira e Diretor da Cantoria Produções Artísticas, consiste em uma itinerância de concertos ao ar livre, gratuitos, em homenagem aos compositores da música campesina. Segundo Cláudio, o objetivo do projeto “é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

Esta foi a quinta apresentação do projeto em 2018 que reuniu mais de 15 mil pessoas por Araraquara, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Piracicaba e Araçatuba.
Em 2019, os artistas se preparam para novas apresentações que já estão confirmadas em mais 04 cidades do Estado de São Paulo.

Seguindo seu compromisso com as pessoas de proporcionar cultura, arte e entretenimento para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Marie Egashira, Gerente Administrativa, destaca a importância de iniciativas como esta para a população. “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à nossa comunidade, que se reúne para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Contou com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, da Prefeitura Municipal de Araçatuba e do Nacional Inn Araçatuba.

Mais informações sobre o projeto e sobre as novidades das próximas apresentações estão disponíveis em facebook.com/consertao e no instagram.com/consertao.oficial.