A restauração do painel do renomado artista plástico Silvio Russo, que ocupa a parede principal da entrada do Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) foi concluída e teve sua entrega administrativa nesta sexta-feira (18), com a presença da artista e restauradora responsável, Rose Fávero.
A intervenção se fez necessária devido à infiltração ocorrida na parede em cuja superfície a obra de arte foi diretamente realizada, fato que comprometeu sua integridade e preservação.
Tieza também resumiu o histórico de problemas técnicos para realização da intervenção. “Estávamos desde há muito lutando com isso, primeiro foi a infiltração, problema de calha, tempo de secagem e chuvas frequentes, ações paliativas da secretaria de Obras e Serviços, questões financeiras pós-pandemia, etc. Então a gente foi derrubando esses obstáculos. pois trata -se de algo sob a nossa responsabilidade, de muito valor, e que em nenhum momento a secretaria negligenciou”, reforçou.
José Renato Nunes de Oliveira e Isabella Bodo, diretor e estagiária do Departamento de Patrimônio da SMC, acompanharam semanalmente o processo, que durou cerca de quatro meses. “Temos fotos de todas as etapas. Só quem viu pôde se impressionar com complexidade do trabalho que foi necessário, como um quebra-cabeça. Todos que trabalhamos aqui ficamos emocionados ao ver tudo finalizado e com essa beleza”, elogiou o diretor.
“O painel está num lugar que tem movimento, eventos, programações, uma série de fatores que dificultaram, mas felizmente agora que está aí, e eu penso que, Prefeitura e Secretaria de Cultura, cumprimos nossa obrigação, que é preservar esse tipo de obra, de objeto de lembrança, memória”, celebra Tieza.